Coordenador : Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389791.2199.139598.24022023
Departamento/Setor: VFI
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Crianças com autismo de 2 a 13 anos de idade.
Local de atuação: O projeto é realizado nos Laboratórios do projeto ADACA, onde temos o laboratório de Desenvolvimento (CORPSE) e o laboratório do ADACA (LADACA) local onde são realizados os atendimentos das crianças com autismo, que ficam localizados nos blocos C e B no campus Aterrado em Volta Redonda-RJ, respectivamente.
Objetivo
Objetivo Geral Utilizar o ambiente computacional através da implementação de jogos musicais para auxiliar na aprendizagem, na comunicação e na interação social da criança com autismo. Objetivos Específicos - Levar o autista a se ambientalizar na utilização do computador, tablet e celular. - Trabalhar conteúdos musicais de modo digital. - Trabalhar atividades musicais com as crianças nos ambientes lúdico e computacional do Laboratório do projeto ADACA (LADACA). - Buscar estratégias para facilitar a interação, a comunicação e o aprendizado de crianças com autismo através da criação de um Módulo de Jogos Musicais com a implementação de novos jogos de acordo com estudos de diversas métodos utilizados na literatura e níveis de dificuldade e também a utilização da tecnologia Android para criação de jogos e atividades para dispositivos móveis a serem utilizadas pelas crianças autistas inseridas no projeto. - Promover a interação do autista com o mundo por meio do computador, tablet e celular. - Oportunizar a aprendizagem de diferentes conteúdos musicais, a partir da utilização do ambiente digital.
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em um distúrbio que engloba comprometimento nas áreas relacionadas à comunicação, à interação e às ações simbólicas. Além disso, compromete o comportamento geral e o desenvolvimento neuropsicológico do indivíduo. Sendo a linguagem um importante processo que é afetado neste contexto, o projeto de pesquisa e extensão Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA) que está sendo realizado na Universidade Federal Fluminense, Campus Aterrado em Volta Redonda-RJ, desenvolve ferramentas computacionais com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da criança autista, através de atividades complementares no ensino de português e matemática, contribuindo para a inclusão digital dessas crianças. Até o presente momento, foram desenvolvidos jogos educativos e atividades que estão sendo usados pelas crianças autistas no LADACA (Laboratório do Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas). Sabemos que a música é uma linguagem universal, capaz de transpor barreiras culturais e linguísticas. Por isso, é uma das formas adotadas pelo ser humano para se comunicar e se expressar, até mesmo por pessoas que não falam ou falam muito pouco. A presente proposta tem o objetivo de desenvolver jogos digitais musicais que, através de funcionalidades capazes de acessar funções neuropsicológicas patologicamente afetadas no TEA – como dificuldade de abstração ou controle emocional – contribuam para a melhoria da qualidade de vida das crianças afetadas por esta devastadora desordem. Visamos com esse trabalho, favorecer a socialização, comunicação e interação social ajudando o autista a entender as emoções, aumentando sua interação com o mundo à sua volta.